LiveZilla Live Help

Fascite plantar diagnóstico

A fascite plantar é uma das patologias mais comuns nos pés. Ela se trata de uma condição ao qual ocorre uma inflamação no tecido fibroso chamado de fáscia plantar, devido à uma tração exacerbada.

Essa inflamação costuma causar muita dor ao indivíduo. A dor também pode estar localizada apenas no calcanhar ou no arco do pé e algumas vezes irradiar para outras regiões, como tornozelos, dorso do pé e tendão de Aquiles.

Caso este problema não for tratado da maneira correta é provável que outras complicações apareçam, como o esporão de calcâneo, por exemplo. Vale lembrar que nem sempre o esporão e a fascite plantar estão relacionadas, contudo, elas podem ser confundidas devido a proximidade das regiões acometidas.
 

Imagem mostrando a área de dor da fascite plantar.

Área de dor da fascite plantar.

DIAGNÓSTICO PARA FASCITE PLANTAR

É muito importante procurar um médico especialista na saúde dos pés para diagnosticar o problema, e consequentemente, iniciar o tratamento adequado.

O diagnóstico para fascite plantar pode ser feito com base na história clínica do paciente, pelo exame físico dos pés, nesses casos o médico irá verificar algum tipo de lesão ou algum fator causador do problema, como o pé chato, por exemplo.

Em casos ao qual ainda restam dúvidas após essa avaliação, o profissional pode optar por exames mais específicos que visam uma avaliação mais completa, como a ultrassonografia e a ressonância magnética. O exame de radiografia também pode ser utilizado, porém o objetivo deste é tão somente eliminar quaisquer outras possibilidades.