LiveZilla Live Help

Hálux rígido diagnóstico

A artrose mais comum nos pés e tornozelo é chamada de hálux rígido. Essa patologia tem esse nome pelo fato de que, com a progressão do problema, o dedão (hálux) tende a perder mobilidade devido a rigidez da articulação metatarsofalangeana, que liga o dedão com o pé.

Normalmente os sintomas começam após os 50 anos de idade (geralmente nos dois pés), e a patologia pode ter relação com antecedentes familiares, traumas e atividades físicas muito intensas durante a vida.
 

Imagem indicando o local do hálux rígido.

Hálux rígido.

DIAGNÓSTICO PARA HÁLUX RÍGIDO

O diagnóstico correto só pode ser indicado por um médico especialista, é importante lembrar que quanto mais cedo for feito este diagnóstico, mais rápido e efetivo será o tratamento. Isto porque estamos falando de um tipo de artrose, nesse caso trata-se de uma patologia degenerativa.

Para diagnosticar o hálux rígido, pode ser feito apenas um exame físico dos pés ou pode ser diagnosticado apenas pela história clínica do paciente. Além disso, o médico pode optar por realizar um raio x de ambos os pés, com a finalidade de identificar o grau da patologia e o comprometimento articular.