Neuroma de Morton diagnóstico

O neuroma de Morton é uma patologia que acomete o nervo interdigital, que passa na maioria das vezes entre o terceiro e o quarto metatarsos.

O que acontece nessa condição é que os ossos do metatarso tem o espaço reduzido, e isso faz com que o nervo que fica entre os dois sofra uma compressão, causando dores ao indivíduo.

Ainda existe o fator que o nervo tende a aumentar de tamanho quando comprimido, aumentando também a dor. Por fim, o paciente sente que está pisando em uma pedra ou uma “bola”, principalmente quando usa sapatos apertados ou com saltos altos, pois esse tipo de calçado joga o peso do corpo para frente, aumentando a pressão na região dos metatarsos.
 

Imagem mostrando como é o neuroma de Morton anatomicamente.

Neuroma de Morton.

DIAGNÓSTICO

Para um diagnóstico correto, é fundamental que o paciente procure um médico especializado na saúde dos pés, assim, o mesmo poderá indicar o tratamento correto.

O diagnóstico de neuroma de Morton pode ser feito pelo exame físico do pé do paciente, ao qual pode ser detectado o sinal de Muler, para tal o médico deverá realizar uma compressão no antepé, acompanhada de pressão na face plantar do terceiro espaço intermetatarsal. Caso haja o sinal ocorre um estalido na região acompanhado de dor.

A lesão também pode ser identificada com a ultrassonografia quando o tamanho dela não é muito pequena (menor que cinco milímetros). Nesses casos é indicada a ressonância magnética.