Pisada supinada diagnóstico

A pisada supinada se caracteriza pelo movimento “para fora” durante o ato de andar. Essa condição faz com que o indivíduo exerça uma sobrecarga na lateral do pé, o que pode gerar outras patologias, como calos e bunionette.

Geralmente, pessoas com pés cavos também apresentam supinação durante o andar. Outros fatores, como o alinhamento em varo dos tornozelos e joelhos, fraqueza muscular ou disfunção das estruturas estabilizadoras dos membros inferiores, também podem causar supinação.
 

Imagem ilustrativa mostrando a pisada supinada.

Pisada supinada.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico detalhado só poderá ser feito por um médico especializado, ele poderá utilizar alguns exames e procedimentos como o teste de pisada (baropodometria), que é feito com base na análise das pressões aplicadas, e a análise das dimensões do pé e do arco pelo exame em posição estática feita pelo scanner 2D.
 

Imagem mostrando uma pessoa realizando a avaliação em posição estática no scanner 2D.

Avaliação estática no scanner


 

O médico ainda pode fazer uma análise da sola dos sapatos do paciente, isto ajuda porque caso o sapato apresente dano lateral, pode ser um indício de pisada supinada.

Apesar de ser recomendada a procura por um médico, a pessoa por si mesma também pode realizar um teste caseiro para tentar verificar o problema. Este teste consiste em molhar a sola do pé e colocá-lo sobre uma folha de papel. Se o resultado da imagem for parecido com o pé cavo, sua pisada tem uma boa chance de ser supinada, como mostra a figura abaixo:
 

Imagem ilustrativa mostrando os tipos de pisada e suas denominações.

Tipos-de-arco