Tendinite de calcâneo diagnóstico

Tendinite de calcâneo é o nome dado a uma condição degenerativa no tendão de Aquiles. Esse problema tem uma relação muito forte com a prática de atividades físicas, isto ocorre devido a alta demanda física do esporte, que faz com que esses indivíduos sejam mais suscetíveis a patologia.

70% dos pacientes que desenvolvem este problema praticam esportes e 9 em cada 10 desses pacientes são corredores. As outras modalidades esportivas que também costumam apresentar tendinite de calcâneo são o tênis, badminton, voleibol e futebol.
 

Imagem ilustrativa mostrando a região em que está localizada a inflamação no tendão de Aquiles.

Tendinite no tendão de Aquiles.

DIAGNÓSTICO

Para um diagnóstico correto, é recomendado que o paciente procura um médico especializado. O profissional irá examinar o local da dor e identificar se há inflamação local, espessamento do tendão e alteração da sensibilidade dos tendões.

Além disso, é necessário verificar o funcionamento do pé em movimento, neste caso será examinado se o paciente possui supinação ou pronação, que são outras causas da patologia.

Existem alguns testes que podem ser realizados para identificar se o tendão é o responsável pela dor:
 

  • Fazer elevação do calcanhar repetidas vezes, com uma perna de cada vez. É normal que uma pessoa consiga fazer por volta de 10 a 15 repetições com cada perna sem dor. Compare as duas pernas para ver se há reprodução da dor no tendão.
  • Saltitar em uma perna só, na ponta do pé, por algumas vezes e notar se há reprodução da dor na região do tendão.