Cartilagem do pé

As cartilagens do nosso corpo estão presentes entre os ossos e facilitam e lubrificam os movimentados articulares. Por ser um local de movimento, essas cartilagens podem se desgastar com o passar do tempo.

Geralmente, o ser humano possui 26 ossos no pé, podendo variar por causa dos ossos sesamóides. Por ser uma região pequena para tantos ossos, o desgaste das cartilagens pode ocorrer em diversos locais ao mesmo tempo.
 

Posicionamento anatômico dos ossos dos pés.

Posicionamento anatômico dos ossos dos pés.

Os ossos do pé funcionam como base para toda a nossa estrutura corporal e, a partir do momento que sentimos dores em algum local, nosso corpo tenta não sobrecarregar a região específica do pé em que está essa articulação, fazendo com que mudemos a maneira de caminhar, podendo gerar outras dores.

O principal problema causado pelo desgaste da cartilagem dos pés é a artrose, que é uma doença degenerativa evolutiva, ou seja, a tendência de piora das dores e dos movimentos será maior com o passar do tempo.

Por esses motivos, é importante realizar uma avaliação das dores, para constatar as articulações que estão sendo sobrecarregadas e realizar o exame de baropodometria que fornecerá informações importantes das causas do seu problema e auxiliará na definição do tratamento específico.