Como é o Joelho por Dentro?

O joelho, uma das maiores articulações do corpo humano, é uma região complexa e instável formada por ossos (tíbia, patela e fêmur), ligamentos, meniscos e músculos.
O funcionamento do joelho depende do bom funcionamento de várias estruturas. Basicamente funciona da seguinte maneira: o fêmur possui uma depressão, chamada de sulco troclear, na qual a patela desliza, transmitindo e alavancando o impulso e a força dos músculos durante a movimentação. Essa atividade ocorre diversas vezes no dia e, para proteger os joelhos das sobrecargas e auxiliar na estabilização da articulação, os meniscos e os ligamentos contribuem para uma melhor absorção dos impactos e para maior estabilidade do joelho, diminuindo a chance de problemas.



Como é o Joelho Por Dentro

Como é o Joelho Por Dentro

Os principais fatores que acarretam o desenvolvimento de dor nessa parte do corpo são: a estabilidade das estruturas associadas, o desalinhamento dos membros inferiores e a sobrecarga. O tratamento deverá ser prescrito apenas por profissional capacitado, como um médico ou fisioterapeuta, após avaliação minuciosa.