Dor no Joanete

Dor no joanete, também conhecido como hálux valgo, é uma alteração anatômica caracterizada pelo desvio do dedão em direção aos outros dedos e do primeiro metatarso para dentro, criando uma proeminência no lado de dentro do pé.

É uma condição progressiva que causa a inflamação de alguns tecidos do pé. Mais comum entre mulheres, com o tempo, é normal encontrar sobreposição de dedos, artrose, bursite e até rupturas de tendões. Com isso, o paciente terá dificuldade para realizar atividade simples, além de problemas para encontrar calçados que não machuquem.

 

Dor no Joanete

Dor no Joanete

As causas mais comuns do joanete estão relacionadas ao tipo de calçado usado, a biomecânica do pé (tipo de pisada) e o fator genético. O joanete pode causar diversos sinais e sintomas que variam de acordo com a gravidade da patologia, porém os principais são: Saliência óssea na base do dedão, inchaço, vermelhidão, dor na região, formação de calosidades e sobreposição de dedos.

Quanto mais cedo o paciente mudar alguns hábitos e iniciar o tratamento, maior a chance de evitar uma intervenção cirúrgica (casos muito graves). Calçados mais confortáveis, tratamento fisioterapêutico especializado, órteses, bandagens, separadores de dedos e uso de palmilhas Pés Sem Dor para joanete podem ser dicas importantes a serem seguidas.

A palmilha Pés Sem Dor atua corrigindo a pronação, retirando a força excessiva sobre o dedão, impedindo a evolução do joanete e melhorando a estética e função do pé.