Dor no Tornozelo

O tornozelo é a articulação que une as pernas aos pés e é composta por três ossos: a tíbia, a fíbula e o tálus. Geralmente, as dores no tornozelo surgem sobre ou ao redor dos maléolos (duas saliências ósseas que possuimos em cada tornozelo, sendo divididos em maléolo medial, que é a parte de dentro, e maléolo lateral, que é a parte de fora). As sensações de dor mais comuns nessa região são pontadas e queimação.


Dor no Tornozelo

Dor no Tornozelo

O QUE PODE CAUSAR DOR NO TORNOZELO?

A dor no tornozelo pode ocorrer devido a diversos fatores, como entorses, fraturas, traumas locais, além de algumas patologias. Contudo, os principais motivos que tornam o tornozelo mais suscetível a dores são a sobrecarga e os desalinhamentos da pisada.

Em relação à sobrecarga, o tornozelo acaba sofrendo grandes estresses e desgastes com pressões em excesso, levando a intensas dores.

Já em relação aos desalinhamentos, que podem ser em varo (quando o calcanhar vai para dentro) ou em valgo (quando o calcanhar vai para fora), a dor no tornozelo pode surgir porque um lado sofre com o impacto dos ossos e o outro com o estiramento dos tendões e ligamentos.