Dores no Tornozelo

O tornozelo é formado por três ossos: a tíbia, a fíbula e o tálus, e está cercado por ligamentos e tendões, que ajudam nessa estabilidade. Sua função principal é de receber a carga do corpo e transmiti-la para os pés, porém por assumir toda essa carga, está propenso a lesões, dores e incômodos.
As dores nos tornozelos podem ocorrer devido a entorses, fraturas, traumas e algumas patologias, mas principalmente pela sobrecarga e a forma inadequada e desalinhada de pisar. As principais sensações de dor são pontadas e queimação, quando acompanhadas de outros sintomas é preciso procurar um médico especializado para diagnóstico correto e possíveis tratamentos.


Dores nos Tornozelos

Dores nos Tornozelos

PRINCIPAIS FATORES E TRATAMENTOS PARA DORES NOS TORNOZELOS

A sobrecarga é um dos fatores que pode causar vários problemas, por isso é importante manter o peso ideal. Além de que atletas têm mais chance de ter dores por sobrecarga, por se esforçarem muito e realizarem treinos pesados.
Para alívio efetivo das dores nos tornozelos, confira os seguintes passos:
Aquecer-se antes de alguma atividade física; Procurar calosidades nos pés; Proteger, descansar, colocar gelo e fazer compressão na região de dor; Elevar o tornozelo, principalmente em casos de inchaço e hematomas; Verificar se o calçado está desgastado, para não ocasionar desalinhamento da pessoa.
O desalinhamento é a principal causa de dor no tornozelo, portanto, o objetivo fundamental do tratamento é corrigir esse tipo de problema. O uso contínuo da palmilha sob medida Pés Sem Dor é um dos principais métodos para evitar e melhorar dores. No caso das dores nos tornozelos, ela atua diretamente para dar estabilidade, corrigir a pisada e amortecer o impacto.