Esporão Calcâneo

O esporão de calcâneo é um crescimento ósseo anormal, em forma de espícula, que se desenvolve no osso calcâneo. Estima-se que 10% da população possua o esporão, no entanto, apenas uma parcela pequena desses indivíduos apresenta sintomas. Portanto, na maioria dos casos, esse crescimento ósseo não é a causa da dor, mas sim a inflamação que ela causa nos tecidos adjacentes.
Para os indivíduos que apresentam sintomas, o esporão causa uma dor bem localizada na sola do calcanhar, com maior intensidade assim que os primeiros passos do dia são dados. Frequentemente, essa dor vem acompanhada de dor no arco do pé e dor ao alongar a panturrilha (rigidez dos músculos da região).


Esporão Calcâneo

Esporão Calcâneo

O QUE CAUSA O ESPORÃO CALCANEO

Os principais fatores ligados ao surgimento do esporão calcâneo são a rigidez e a tração exacerbada da fáscia no calcâneo. Isso, por sua vez, pode ser desencadeado por motivos como: o tipo de pé que o indivíduo possui, sobrepeso, prática de exercícios físicos de forma inadequada e uso de calçados que não oferecem um bom suporte e amortecimento.