LiveZilla Live Help

Fratura por stress no pé

A fratura por stress, pode se dar em qualquer osso do corpo mas, frequentemente, acontece em ossos que apresentam maior impactação de carga e de forma progressiva, diferente das demais fraturas, que ocorrem por traumas e repentinamente.

Esse tipo de fratura ocorre lenta e progressivamente, com dores locais ao longo do osso acometido, onde os principais afetados são a Tíbia e os Metatarsos. A incidência maior é entre os corredores, que sobrecarregam essas articulações. Outros esportistas são os que saltam muito, como jogadores de vôlei e basquetebol.
 

Fratura na tíbia por stress

Fratura na tíbia por stress

O processo de fratura começa com uma leve dor na região, seguida de uma inflamação no periósteo, membrana que envolve o osso, depois inflamação no próprio osso, finalizando com a fratura.

Como ela ocorre de maneira progressiva, não é constatada numa radiografia inicialmente. Essa fratura pequena pode virar uma extensa fratura, podendo chegar a um tratamento invasivo.

Veja como prevenir as fraturas por stress:

  • Eliminar os treinos excessivos, que provoquem sobrecarga nas articulações;
  • Identificar sinais de risco de dor inespecífica na tíbia ou no pé;
  • Usar gelo após os treinos;
  • Fazer fisioterapia adequada, alongamento e fortalecimento da musculatura dos membros inferiores;
  • Utilizar as Palmilhas Pés Sem Dor.

As palmilhas Pés Sem Dor podem prevenir as fraturas por stress, pois corrige os desalinhamentos (como na pronação excessiva), favorecendo o amortecimento e absorção de impacto. Além disso, a palmilha possui um suporte de arco, que evita sobrecarga nos ossos e músculos dos pés durante atividade física.

O tratamento, após constatada a fratura por stress no pé, consiste em repouso absoluto e fisioterapia analgésica (gelo e eletroterapia), aceleração da cicatrização óssea (laser e ultrassom), exercícios sem carga e depois com carga e, por fim, o retorno gradual ao esporte.

Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!