Meus pés estão descamando

A descamação dos pés é uma situação bastante incômoda e que, apesar de parecer inofensiva num primeiro momento, pode sinalizar uma série de problemas com o organismo. Como os agentes causadores desse tipo de descamação são multifatoriais, é natural que seu tratamento também varie conforme a causa. Por isso, é importante que qualquer tipo de alteração na aparência dos pés seja acompanhado de perto por um especialista, que poderá diagnosticar a causa exata de tal mudança e propor o melhor tratamento para o caso.

Pés descamando

1. Pés descamando

 
Algumas das principais causas relacionadas à descamação da pele dos pés são:

  • Infecção fúngica: Infecções causadas por fungos podem ocasionar a descamação dos pés, que geralmente vem acompanhada de outros sintomas, como vermelhidão e coceira. Uma das variedades mais frequentes de infecção fúngica no pé é a famosa frieira(ou pé de atleta), que é altamente contagiosa. Devido a isso, alguns cuidados são fundamentais para evitar sua proliferação, como: evitar manter os pés úmidos por períodos prolongados; não compartilhar calçados ou meias; e não andar descalço, principalmente ao frequentar espaços públicos.
  • frieira

    2. Frieira

     

  • Psoríase palmo-plantar: É uma doença relativamente comum e não contagiosa, que forma lesões descamativas nas palmas das mãos e solas dos pés. É importante procurar manter a pele sempre bem hidratada, de modo a evitar que ela se lesione. Para as manifestações plantares, recomenda-se também o uso de palmilhas sob medida, que ajudarão a proteger a pele em processo de cicatrização.
  • Disidrose: A disidrose é um tipo de dermatite caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas pruriginosas, resultantes de um processo inflamatório. Após certo tempo, essas bolhas tendem a ressecar, formando crostas e ocorre a descamação da pele nos locais afetados. Indivíduos acometidos pela disidrose queixam-se normalmente de coceira e de ardor, quando há fissuras na pele.
  • Dermatite de contato: Reações alérgicas também podem ter relação com a descamação da pele dos pés. A dermatite de contato é um tipo de reação alérgica, que pode se manifestar pelos mais simples fatores, como o tipo de material utilizado para confeccionar um calçado ou até mesmo por algum produto cosmético aplicado nos pés. Geralmente, essa complicação causa lesões avermelhadas na pele, coceira e descamação.