LiveZilla Live Help

O pé cresce até que idade?

O pé pára de crescer antes dos braços e das pernas. A idade de término do crescimento depende do sexo: feminino geralmente pára em torno dos 12 anos e o masculino aos 14 anos. Entretanto, é importante lembrar que isso não é uma regra e sim uma estatística, ou seja, é possível ter exceções.
 

Pé de criança

Pé de criança

  • Como ocorre o crescimento do pé?
  • O pé é formado por 28 ossos. O osso é constituído basicamente de cálcio, porém, depende da idade da pessoa, por exemplo, em uma criança de três anos, os ossos são constituídos mais de cartilagem do que de cálcio, pois, está ocorrendo o processo da maturação óssea.
    A maturação óssea ocorre com a influência de processos internos e externos, porém, como o impacto interfere muito, podemos dizer que quanto maior o impacto maior é a deposição de cálcio e a maturação óssea.

  • O que pode interferir no crescimento do pé e o prejudicar?
  • Como o crescimento é realizado pela maturação óssea, vários fatores internos e externos podem interferir, por exemplo: alimentação pobre em minerais, proteínas e fibras, calçados com forma interna antianatômica ou muito apertados, entre outros.

  • O que é importante observar no crescimento do pé?
  • É essencial observar se a criança está formando o arco medial plantar, pois este tem um papel muito importante para amortecer o impacto e distribuir as pressões na planta do pé, além de interferir no alinhamento das articulações dos pés, tornozelos e joelhos.

Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!