Partes do Pé

Os pés são uma das partes do nosso corpo que mais trabalham e que mais sofrem com nossas atividades, além de suportarem o peso do corpo e atuarem como alavancas propulsoras na locomoção.
O pé é constituído por 26 ossos, 114 ligamentos, 20 músculos e têm três divisões. O tarso, que é a parte de cima do pé e que tem ligação direta com os ossos da perna. O metatarso, que é parte do meio do pé. E os dedos, que estão localizados na extremidade frontal do pé. Dentre essas divisões existem outras.

 

Partes do Pé

1. Partes do Pé

 

O calcâneo é o maior osso do pé e forma o relevo do calcanhar; articula-se com o segundo maior osso do tarso, o astrágalo. Ainda dentro do tarso está uma fila de ossos menores: o escafoide, o cuboide e os três cuneiformes. Estes, por sua vez, estão articulados com metatarsos, cinco ossos compridos e cilíndricos que se articulam com cada um dos cinco dedos formados por três falanges, exceto o dedo grande, que só tem duas.
Os músculos mais poderosos provêm da perna, e os seus tendões, que passam de ambos os lados do tornozelo, vêm inserir-se nos ossos do pé. Os dois vasos sanguíneos principais e os nervos entram no pé pela face anterior do tornozelo e pela sua face interna. A face plantar do pé normal forma o arco natural, que é sustentado por ligamentos e músculos.