Pé Plano

Em relação à altura do arco, podemos classificar os pés em três tipos fundamentais: normal, cavo ou plano (chato). Dentre os três, o pé normal é o mais eficiente no que se refere à distribuição de carga e amortecimento de impacto.
O pé plano possui uma curvatura de arco muito pequena ou inexistente, fazendo com que praticamente toda a sola do pé fique em contato com o solo. Esse tipo de pé está frequentemente ligado à pronação (movimento do pé para dentro durante a marcha), o que pode levar a alguns problemas ortopédicos. Além disso, o pé plano é hipermóvel e não suporta o peso e o impacto de forma ideal.


Pé Plano

Pé Plano

POSSÍVEIS CAUSAS DO PÉ PLANO

A formação do arco longitudinal medial do pé acontece no decorrer da primeira década de vida e alguns dos fatores que podem influenciar na altura do arco, fazendo com que ele seja plano, são:
• Questões hereditárias;
• Obesidade, o que pode sobrecarregar o pé durante a formação do arco, atrasando o desenvolvimento e deixando a criança mais suscetível ao pé plano.
• Lesões e traumas ocorridos durante a formação do arco;
• Com o avançar da idade, devido ao desuso da musculatura e degeneração dos tecidos, o pé pode se tornar progressivamente plano, caracterizando o chamado “pé plano adquirido”.