LiveZilla Live Help

Pés inchados região

O problema do inchaço relativo a alterações hormonais (principalmente em mulheres grávidas ou durante a menstruação), idade avançada, uso de alguns medicamentos, problemas renais ou outras inflamações e principalmente, longos períodos de tempo na mesma posição, estão associados a retenção de líquidos nos pés e tornozelos.

No caso do longo período de tempo na mesma posição, o inchaço ocorre porque a panturrilha (músculo responsável pela distribuição sanguínea nos membros inferiores, por meio de sua contração) não consegue realizar sua tarefa pela falta de movimento, causando assim o acúmulo de líquido.
 

Pés inchados

Pés inchados

O QUE CAUSA INCHAÇO NOS PÉS

Alguns fatores podem contribuir para o desencadeamento do problema, como:

  • Idosos: Devido ao desgaste natural do corpo e a menor eficiência do sistema circulatório, as pessoas com mais idade tornam-se mais sujeitas à ação da gravidade e por issomaior probabilidade de terem inchaços nos pés e tornozelos;
  • Obesidade: O excesso de peso dificulta a circulação sangue, pois há maior pressão arterial e os vasos sanguíneos ficam comprometidos (alguns podem até mesmo obstruir);
  • Viagens longas de carro: Deixar as pernas numa mesma posição por muito tempo faz com que o sangue não circule corretamente. Isso ocorre com pessoas que trabalham em escritórios, fábricas, durante viagens de carro ou avião, etc.
  • Medicamentos: Alguns tipos de remédios também podem causar pés inchados, como os bloqueadores dos canais de cálcio, antidepressivos, anticoncepcionais e medicamentos para o tratamento da diabetes.
  • Doenças renais: Os rins são responsáveis por filtrar e eliminar o sódio do organismo. Quando eles não conseguem realizar tal função, o corpo fica com altos níveis de sódio e há a formação de edemas nas pernas e nos pés que podem resultar em inchaço.
  • Calor: Durante as estações mais quentes do ano, o corpo precisa encontrar alguma forma de diminuir a temperatura interna. Para isso, os vasos sanguíneos sofrem maior dilatação e liberam líquidos nos tecidos, resultando no inchaço, principalmente, dos pés.
  • Inflamações: Resultado da ação de agentes invasores, como bactérias.
  • Traumas ou lesões: Os impactos alteram a dinâmica de funcionamento da região atingida e causa a formação de edemas.
Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!