Tendinite de Aquiles

O tendão de Aquiles é o maior e mais forte tendão do corpo humano e para os corredores, um dos mais solicitados durante a sua prática desportiva.
Também chamada de tendinite do calcâneo, a Tendinite de Aquiles é a condição em que ocorre inflamação ou degeneração do tendão de Aquiles, com inchaço e dor. Esta lesão tem relação com atividade física. Ocorre por pequenas lesões repetidas, associadas com treinos intensos ou excesso de carga. Caso o tratamento não seja eficaz, pode-se chegar ao rompimento do tendão.

 

Tendinite de Aquiles

Tendinite de Aquiles

PREVENÇÃO E TRATAMENTO PARA A TENDINITE DE AQUILES

Para prevenir, devem-se evitar fatores de risco, como excesso de carga nos treinos e uso de calçados inadequados. É imprescindível alongar a perna, fazer fisioterapias, tratamentos, exercícios excêntricos e usar palmilhas Pés Sem Dor. A palmilha Pés Sem Dor desloca o centro de massa da pessoa para frente, suavemente, reduzindo a carga sobre o tendão e diminuindo a inflamação e dor. Além disso, a palmilha melhora a mecânica do caminhar ou do correr. Nos casos graves, pode-se optar por cirurgia, que retira partes degeneradas e melhora a vascularização. Porém a recuperação pós-cirúrgica é demorada e dolorosa, podendo não resolver o problema.