Tipos de gota

A gota, é uma doença causada pelo excesso de ácido úrico no organismo, levando à formação e acúmulo de cristais nas articulações do corpo. Esse ácido é produzido naturalmente pelo organismo, devido ingestão de purina (proteína presente em vários alimentos como carne e embutidos).

Quando há uma taxa elevada dessa proteína no sangue, causada por consumo abusivo de purina ou distúrbios renais, pode ocorrer a formação desses cristais de urato, levando à gota. As articulações que mais frequentemente sofrem com gota são: cotovelo, mão e, principalmente, o dedão do pé.
 

Gota no dedão do pé.

Gota no dedão do pé.

Existem dois tipo de gota:

  • Gota crônica: ocorrem constantes crises de dor que provocam inflamação e maior probabilidade de formação de tofos (inchaço devido aos cristais de ácido úrico);
  • Gota aguda: episódio repentino e isolado com sensação extremamente dolorosa;

As dores articulares, independentemente do tipo de gota, são extremamente dolorosas e pode haver a formação de caroços na articulação afetada. Temos também a inflamação e febre local, pois o corpo tende a se defender dos cristais formados.

O tratamento eletivo é o uso de Alopurinol, que irá combater o excesso de purina no sangue. Além disso, podemos usar as palmilhas sob medida Pés Sem Dor, aliviando a pressão sobre o dedão do pé, que é onde a gota aparece com bastante frequência.