Dor no lado de dentro do joelho

A dor no lado de dentro do joelho é bem comum. Ela acontece em pessoas
de qualquer idade, sejam homens ou mulheres e está relacionada principalmente
ao alinhamento do joelho, que quando tem algum tipo de desvio para fora
ou para dentro pode aumentar a sobrecarga e prejudicar as funções de
movimentação.

Por ser a articulação que está no meio do membro inferior e ter diversas
estruturas relacionadas, o joelho é uma região propensa a lesões e,
consequentemente, a sensação de dores, que podem ser causadas, além do
desalinhamento, por um estresse físico a partir de atividades intensas, falta de
estabilidade e força muscular.

CAUSAS DA DOR NO LADO DENTRO DO JOELHO

Em grande parte dos casos, o desalinhamento da articulação do joelho é o fator principal para influenciar síndromes, tendinites, lesões e outros problemas que causam dor no lado de dentro do joelho. Essas dores também podem estar relacionadas a lesões traumáticas, de ligamentos e de menisco, além da tão conhecida artrose. A seguir, mais informações sobre cada um desses problemas:

  • Desalinhamento

Como já citado, o desalinhamento pode causar diversos problemas e dores no lado de dentro do joelho. Isso porque a região deveria distribuir a carga sobre as superfícies articulares, além de manter um bom espaço articular entre os lados. Mas, quando há algum tipo de desvio biomecânico, algumas regiões ficam sobrecarregadas e podem prejudicar bastante as funções do joelho. Os joelhos podem ter dois tipos de desalinhamento:

– Em valgo: os joelhos em valgo são para dentro e os pés para fora (joelhos em X), causando uma descarga maior na parte lateral e estirando as estruturas mediais do joelho.

Joelho valgo e a dor no lado de dentro do joelho

1. Joelho valgo

– Em varo: os joelhos em varo ficam mais separados, como quando alguém está montando a cavalo. Essa forma faz com que a descarga de peso seja maior na parte medial do joelho, onde há uma compressão; além de também existir um estiramento das estruturas laterais. Tem relação com tendinites e com a artrose do compartimento medial.

 

Joelho varo e a dor no lado de dentro do joelho

2. Joelho varo

  • Traumas

O uso excessivo do joelho e a prática inadequada de atividades físicas podem causar alguns traumas e lesões, que, quando não tratados, enfraquecem a musculatura e os deixam mais suscetíveis a novos problemas. As lesões no joelho que acontecem por trauma estão diretamente ligadas com esportes de contato e de salto, e, normalmente, ocorrem quando o atleta pisa no pé ou em algo quando está aterrissando do salto. Os mecanismos principais são quando o joelho faz o movimento para dentro, como acontece no valgo, ou através de movimentos rotacionais, que afetam, de forma mais geral, os meniscos e ligamentos.

esporao 8

3. A – aterrissagem de um salto com o movimento do valgo / B – aterrissagem com um bom alinhamento dos joelhos

Os ligamentos do joelho são responsáveis pela estabilidade do corpo, e os principais são: colateral lateral (lado de fora), colateral medial (lado de dentro), e os dois cruzados (anterior e posterior).

 

  • Lesão ligamentar

De todos os ligamentos, o cruzado anterior é lesionado com bem mais frequência, já que é uma região que evita a rotação exagerada do joelho e, sendo assim, acomete principalmente os atletas que praticam esportes como futebol, vôlei e basquete, aqueles que exigem essa movimentação. Os chamados “atletas de final de semana” também são vítimas, já que muitas vezes não possuem uma musculatura adequada e ao realizar certas atividades acabam sobrecarregando essa área. A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é também uma das mais conhecidas, e, quando acontece, pode acabar com a função principal desse ligamento, que é dar estabilidade para a articulação.

O conhecimento sobre essa lesão, no Brasil, se deve à grande quantidade de jogadores de futebol que sofrem da LCA. Nos atletas e praticantes de atividade física, o tratamento é cirúrgico, seguido por, no mínimo, seis meses de fisioterapia. Nos casos de traumas mais graves, como após acidentes de carro, as pessoas podem desenvolver a lesão do ligamento cruzado posterior (LCP).

Mas uma lesão bem comum de acontecer é a do ligamento colateral medial (LCM), ou seja, no próprio lado de dentro do joelho, que acontece quando ele é forçado para dentro e a perna para fora. Normalmente, está associada à lesão de menisco e de LCA.

 

  • Lesão de menisco

Uma parte importante do joelho são os meniscos, estruturas fibrocartilaginosas que ficam no interior da articulação e auxiliam para aumentar a congruência entre o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da canela), melhorando a estabilidade da articulação e ajudando a absorver o impacto das forças exercidas no joelho. Existe o menisco medial (no lado de dentro do joelho) e menisco lateral (no lado de fora).

O menisco medial é bem mais lesionado do que o menisco lateral, por estar diretamente interligado com a cápsula articular e possuir menor mobilidade, ficando, assim, mais propenso às lesões, que comprometem as funções do joelho e podem causar dores. Esse tipo de problema geralmente acontece durante a prática esportiva.

 

  • Artrite

O lado de dentro do joelho é uma região sensível ao desgaste por causas dos impactos que recebe durante a caminhada ou devido ao desalinhamento dos joelhos (principalmente o varo, no qual a sobrecarga é muito maior na parte de dentro do joelho). Com isso, há maior possibilidade de desenvolver a artrite, que é uma doença que causa a inflamação da articulação, deixando-a rígida e dificulta a sua movimentação.

 

  • Artrose

A artrose é um tipo de lesão crônica. Caracterizada pelo desgaste da cartilagem do joelho, é uma das causas comum de dor no joelho nas pessoas com mais de 65 anos, sendo que, mais especificamente, a artrose do compartimento medial é a que afeta o lado de dentro da região. Fatores como o envelhecimento, sobrepeso, fraqueza muscular, mau alinhamento do joelho, exercícios repetitivos sobre a articulação e histórico familiar podem ser causadores da artrose.

esporao 8

4. Comparação de um joelho saudável e um joelho com artrose

  • Tendinite

A tendinite também é mais comum de acontecer na região interna da perna, e uma das que causa dor no lado de dentro do joelho é a chamada tendinite da pata de ganso. O nome está relacionado à forma dos tendões inseridos na região, que se assemelham à pata dessa ave.

Essa tendinite é bem comum de acontecer nos adeptos da corrida, já que acontece pela sobrecarga nos músculos, com influência do desalinhamento do joelho e da pisada muito pronada (movimento que o pé faz para dentro). A dor está diretamente localizada no lado interno do joelho e, quando ela acontece, causa uma inflamação nos tendões, um leve inchaço depois de atividades físicas.

A chamada bursite, que é uma inflamação na bursa – uma bolsa cheia de líquido –, também pode ser caso de dor no joelho, que é sentida principalmente nos movimentos, como quando o pé toca o chão na corrida ou ao subir e descer escadas. A bursa se localiza no interior das articulações e tem função principal de amortecer o atrito entre os ossos, tendões e músculos.

 

COMO TRATAR E PREVENIR A DOR NO LADO DE DENTRO DE JOELHO

Em todos os casos, é indicado consultar-se com um médico especializado, para detectar se a dor no lado de dentro do joelho está sendo influenciada por lesões, artrose, traumas, tendinites e se realmente há um desalinhamento no joelho.

  • Diminuir a carga de exercícios físicos intensos;
  • Realizar os treinamentos em superfícies de menor impacto;
  • Não utilizar calçados rígidos, pois eles contribuem para a sobrecarga no joelho;
  • Praticar alongamentos para melhorar a flexibilidade;
  • Aplicar gelo pode ajudar em alguns casos;
  • Fazer fisioterapia para conter a inflamação, ajustar os movimentos do joelho e reabilitar a musculação;
  • Usar analgésicos e anti-inflamatórios prescritos por um médico;
  • Utilizar palmilhas Pés Sem Dor para corrigir as alterações do alinhamento.

 

Os tratamentos cirúrgicos podem ser indicados apenas em situações mais graves e quando o tratamento convencional não melhora os sintomas de dor.