Dor no lado de fora do tornozelo

As dores no tornozelo podem aparecer no maléolo lateral, ou seja, no osso de
fora do tornozelo, ou ao redor dele. As sensações de dor normalmente são em
pontadas ou queimação, agravadas ao realizar atividades físicas ou mesmo ao
estar em pé. A dor no lado de fora do tornozelo está ligada principalmente
a desalinhamentos biomecânicos e a formas erradas de pisar.

O tornozelo funciona como uma junção das pernas com os pés. É uma região
que recebe toda a carga do corpo e transmite para os pés, sendo assim, acumula
certos estresses e está propensa a lesões, impactos e fortes dores, que além de
acontecer no maléolo lateral (osso de fora), também aparecem no maléolo
medial
(osso de dentro).

CAUSAS DA DOR NO LADO DE FORA DO TORNOZELO

Como as dores no lado de dentro do tornozelo, a lateral (parte de fora) também é afetada, principalmente pelo desalinhamento, que pode ocorrer em duas maneiras diferentes:

  • Em varo: o calcanhar vai para dentro e, normalmente, está relacionado a uma pisada supinada (para fora) e com pés cavos.

 

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1. Alinhamento em varo e pisada supinada

 

  • Em valgo: o calcanhar vai para fora e, normalmente, está relacionado a uma pisada pronada (para dentro) e com pés planos.

 

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2. Alinhamento em valgo e pisada pronada

 

Esse tipo de alteração causa um impacto maior nos ossos em um lado, e em outro causa o estiramento de tendões e ligamentos – situação essa que causa dor.

Também existem outros fatores de dor na lateral do tornozelo. As lesões dos tendões fibulares, por exemplo, são bem comuns naqueles que praticam esportes.  Para entendê-las, é preciso primeiro saber a função desses tendões, que têm importância fundamental nos movimentos do pé e tornozelo durante a caminhada ou a corrida. Eles são responsáveis por dar estabilidade durante o apoio no solo. Inserem-se na base do primeiro metatarso (longo) e na base do quinto metatarso (curto), e, devido à função que exercem, podem sofrer traumas frequentes ou uma sobrecarga.

E, quando o assunto é esporte, algumas lesões mais sérias podem acontecer. Uma das mais comuns é a entorse, aquela virada forçada no tornozelo, que é muito mais frequente de ocorrer na lateral da região, onde há um estiramento ou ruptura de ligamentos da articulação. Para evitar uma entorse, é preciso ter a musculatura bem treinada para o esporte que é praticado e, mesmo assim, por ser uma lesão traumática, muitas vezes não pode ser evitada.

 

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3. Entorse de tornozelo

Em casos de entorse nos atletas de elite, como naqueles que praticam esportes com salto e estão bem suscetíveis a esse tipo de lesão, é bem comum a utilização de uma órtese chamada “Aircast”, que age como uma forma de proteção para evitar uma lesão mais grave durante as atividades mais intensas desses atletas.

 

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4. Tornozeleira Aircast

 

Fora esses motivos, as dores também podem estar relacionadas com impacto do tornozelo, artrose  e também estar referida no calcanhar.

 

TRATAMENTO PARA DOR NO LADO DE FORA DO TORNOZELO

Por estar relacionada, na maior parte das vezes, com desalinhamentos, a dor no lado de fora do tornozelo pode ser evitada com fisioterapia ou correção desse desalinhamento, por isso se torna altamente recomendado:

  • Consultar-se com um fisioterapeuta, que analisará se realmente existe desalinhamento e se é necessário alguma sessão para melhorar os sintomas, o equilíbrio, a força e a confiança para as atividades do dia a dia;
  • Consultar-se com um médico especializado, que possa definir com exames se há lesão ou qual a origem da dor.
  • Procurar saber qual é o tipo de palmilha Pés Sem Dor que deve ser utilizada para o seu tipo de pé, e ao obter o produto, utilizá-la diariamente, pois evita possíveis instabilidades e dores.

 

DICAS PARA ALIVIAR A DOR NO LADO DE FORA DO TORNOZELO

Existem algumas condutas que podem ajudar a melhorar os sintomas, como:

  • Elevar o tornozelo para aliviar a dor (ajuda bastante em casos que há inchaço e hematomas por lesões), além de descansar o tempo correto e sem forçar com atividades físicas, ao sentir dor;
  • Em casos de entorse, é necessário diminuir a atividade por algum tempo até estar completamente recuperado, além de realizar exercícios leves para voltar ao esporte.
  • Envolver o tornozelo com uma bandagem elástica, fazendo compressão na região de dor;
  • Procurar calosidades nos pés, que podem ser indícios de que a distribuição de carga não é a ideal;
  • Realizar compressas de gelo no local da dor para controlar a inflamação (por até 20 minutos);
  • Se o médico recomendar, remédios podem ajudar a controlar os sintomas de dor.