LiveZilla Live Help

Diferença de membros inflamação

A diferença de membros acontece quando o indivíduo possui uma das pernas menor que a outra. Quanto a sua classificação, ela pode ser por tamanho ou condição.

Ao que se refere à condição, ela pode ser: estrutural, quando é causada por ossos de tamanhos diferentes, funcional, quando existe algum desalinhamento que cause a diferença, como, por exemplo, uma escoliose (coluna em curva), ou ambiental, quando é causada pelo ambiente, como um corredor que faz sua atividade em uma rua com desnível.

Já pelo tamanho, podemos avaliar além da medida em centímetros, a gravidade da diferença. Veja a classificação mais detalhadamente na figura abaixo:
 

Classificação da diferença de membros por tamanho.

Classificação da diferença de membros por tamanho.

A grande maioria das pessoas que apresentam diferença nos membros inferiores não apresentam sintomas, contudo quanto maior a medida da desigualdade mais suscetível aos sintomas a pessoa está.

As regiões mais suscetíveis a dores e a deformidades, quando existe uma desigualdade entre os membros, são:

  • Lombar, que sofrerá com a diferença e apresenta dores miofasciais;
  • Pés, que podem apresentar uma deformidade em equino (ficar na ponta do pé) pela tentativa de compensação, além de dores pelo desequilíbrio na distribuição de peso;
  • Artrose nos joelhos, quadris e coluna;
  • Escolioses e desvio da cabeça e pescoço;
  • Fraturas por estresse, normalmente no membro menor;
  • Aumento do gasto energético para andar e realizar as atividades diárias.

Alguns desses sintomas como artrose, deformidades nos pés e dor lombar, podem causar inflamações que pioram ainda mais a situação, por isso é importante prevenir o aparecimento dos sintomas o quanto antes, por meio de uma compensação da medida, que pode ser feito pelo uso de palmilhas ortopédicas Pés Sem Dor.