LiveZilla Live Help

Dor dedão do pé

Dor dedão do pé é gerado por alterações na pisada, excesso de pressão local, calçados inadequados, fratura por estresse, calo doloroso e artrose.
 

Dor no dedão (Hálux)

Dor no dedão (Hálux)

Para entender como ocorre a dor dedão do pé, é necessário entender melhor sobre essa articulação tão importante dos nossos pés.

O dedão do pé é constituído de duas articulações e três ossos: uma articulação interfalangeana e uma metatarsofalangeana. Temos vários tendões passando nessas articulações, que são responsáveis por realizar o movimento de dobrar e esticar o dedão.

Mesmo o dedão do pé sendo uma estrutura muito resistente, comparando-o com os outros dedos, há situações que prejudicam o seu funcionamento e, até mesmo, limita-o por conta da dor e inflamação local.

  • Aumento da pressão local: o dedão do pé só aguenta uma pressão de 220 kpascoal. Muitas pessoas, apenas andando, aumentam mais de 200% a pressão suportável e, quando praticam esporte, aumentam pelo menos 300%;
  • Alteração na pisada: quando o indivíduo realiza pisa de forma pronada, há a pressão na região do dedão aumenta;
  • Calçados: calçados muito justos no pé ou apertados, assim, diminuem a nutrição do dedão do pé, causando inflamação local;
  • Fratura por estresse;
  • Calo Doloroso: é formado a partir de hiperpressão local. O organismo, como reação de proteção, engrossa a pele com finalidade de diminuir o impacto, porém, não é suficiente.

É possível aliviar os sintomas e atuar na causa da inflamação utilizando palmilhas sob medida Pés Sem Dor.