Hálux rígido inflamação

O hálux rígido trata-se de uma artrose na articulação metatarsofalangeana, que é responsável pela ligação entre o dedão (hálux) e o pé.

O nome faz referência ao principal problema que a patologia causa, a rigidez, podendo chegar ao ponto do indivíduo perder os movimentos do dedão.

Esse é o tipo de artrose mais comum na região dos pés e tornozelos. Os sintomas costumam aparecer após os 50 anos de idade, e pode também ter relação com antecedentes familiares, traumas e atividades físicas muito intensas.
 

Imagem ilustrativa representando a articulação inflamada causada pelo hálux rígido.

Hálux rígido.

INFLAMAÇÃO

O paciente percebe os sintomas do problema de forma lenta e progressiva, como é característico da artrose, por isso é importante que o mesmo procure, o quanto antes, um médico especialista para tratar do problema.

Os sinais e sintomas intensificam de acordo com o estágio da degeneração e o hálux rígido pode ser classificado (segundo Kravitz) em quatro estágios:
 

Classificação do hálux rígido em quatro estágios.

Classificação do hálux rígido em quatro estágios.


 

Um sintoma que costuma causar muito incômodo e gerar dores intensa é o da inflamação, causada pela artrose na articulação (metatarsofalangeana) que liga o dedão ao pé.