LiveZilla Live Help

Inflamação no arco do pé

O arco do pé é responsável pela sustentação e distribuição do peso do corpo, o que o torna parte essencial do pé. Ao todo são três arcos que são sustentados por ossos e ligamentos. O arco longitudinal medial, o arco longitudinal lateral e o arco transversal.

Inflamações e dores no arco do pé estão diretamente relacionadas, já que as principais causas de incomodo nessa região do meio do pé são as diferentes inflamações nos tecidos.

 

Imagem mostrando uma pessoa fazendo uma massagem no pé de outra.

Inflamação no arco pé.

Dentre as principais lesões no arco, todas estão relacionadas a algum tipo de inflamação:

  • Fascite plantar: É uma patologia bem conhecida e considerada a principal causadora de dores no pé. Essa condição acontece devido a uma inflamação na fáscia plantar, um tecido conjuntivo que começa na base do calcanhar e se estende por toda a planta do pé. Quando essa região é sobrecarregada, a fáscia inflama e causa as tão indesejadas dores.
  • Esporão de calcâneo: É uma espícula óssea que cresce no osso do calcanhar, geralmente devido a um deslocamento acentuado da fáscia. Somente 5% dos casos apresentam sintomas, portanto, não é sempre uma causa de dor. As dores, na realidade, podem vir de outras doenças, sejam elas vasculares, nervosas, reumáticas ou de inflamação.
  • Insuficiência do tendão tibial posterior (arco desabado): Em casos de inflamação no tendão tibial posterior, a dor no arco do pé pode ocorrer. A princípio, começa com uma tendinite no tendão tibial posterior, uma lesão também causada pelo esforço e futura inflamação.