Inflamação Plantar

Inflamação plantar diz respeito à fascite, que é a inflamação da fáscia plantar: um tecido fibroso que percorre a extensão da planta do pé. Esse processo inflamatório ocorre por conta de algum estresse maior na região, e pode ser verdadeiramente incômodo e doloroso.


Inflamação Plantar

Inflamação Plantar

COMO ALIVIAR A INFLAMAÇÃO PLANTAR

Dentre os sintomas mais comuns da fascite plantar merecem destaque a dor e a rigidez na sola do pé, que geralmente são mais intensas ao mover o pé após longos períodos em repouso ou durante/após a prática de atividades físicas. Para aliviar esses sintomas, são recomendadas algumas condutas, como aplicar gelo por alguns minutos no local de dor (nunca ultrapassando 20 minutos por aplicação) e realizar alongamentos na panturrilha e na extensão da planta do pé. Além disso, pode-se fazer uso de anti-inflamatórios, desde que mediante prescrição médica.
Para combater a inflamação plantar de forma eficaz, é fundamental ocorrer uma reeducação quanto a alguns hábitos prejudiciais, dentre eles: corrigir alterações anatômicas e de pisada, readaptar a prática esportiva, e readequar o calçado, oferecendo melhor amortecimento e suporte (a palmilha sob medida é uma ótima ferramenta para adequar anatomicamente o calçado ao pé).