Osteocondrite inflamação

A osteocondrite é uma doença que afeta a cartilagem de crescimento que reveste os ossos e os protege do atrito. Essa patologia costuma afetar crianças e adolescentes, isso acontece porque nessas fases os ossos do indivíduo estão em desenvolvimento e, por isso, estão mais propícios ao problema.

Vale lembrar que esta doença pode afetar qualquer articulação do corpo humano, e para cada uma delas há uma denominação diferente. A evolução da patologia pode gerar vários problemas no funcionamento da articulação, o crescimento ósseo fica prejudicado e pode-se desenvolver uma proeminência óssea na região.
 

Imagem ilustrativa representando a lesão na cartilagem do joelho causada pela osteocondrite.

Lesão na cartilagem de crescimento do joelho.

É muito importante procurar um médico especialista aos primeiros sinais do problema. Em casos extremos pode ocorrer o desprendimento de partes da cartilagem e a migração para o lado de dentro da articulação (corpos livres), levando à ocorrência de dores e limitação de movimento.

Por consequência, este problema pode contribuir para a consolidação de um processo de desgaste da cartilagem, e com isso o surgimento de outros problemas como artrite e artrose. Um sintoma muito comum quanto isso acontece é o de inflamação, que pode gerar um inchaço grande na região acometida, e, principalmente, muitas dores.