LiveZilla Live Help

Calcâneo

O calcâneo, que é o maior osso do tarso, recebe toda a carga proveniente do corpo e a redistribui para o restante do pé. O osso calcâneo é também o principal componente da região do calcanhar, inclusive, é ele que nomeia essa região. Sabe-se que esse osso é bastante forte e possui formato que se assemelha muito ao de um cubo.



Calcâneo

Calcâneo

Dores no Calcâneo

Como citado acima, o calcâneo recebe grandes cargas, o que o torna bastante suscetível a dores e lesões. Algumas das patologias que mais provocam dores nessa região são:
• Esporão de calcâneo – Trata-se de um crescimento ósseo anormal que ocorre na região do calcanhar, em forma de espícula. O esporão causa dor bem localizada na sola do calcanhar, que também pode vir acompanhada de dor no arco do pé e rigidez nos músculos da panturrilha.
• Fascite Plantar – É uma inflamação que acomete a região da fáscia plantar (tecido fibroso que se estende desde o calcanhar até a ponta dos nossos dedos). A fascite causa dor e rigidez na sola do pé.
• Tendinite do calcâneo – É uma condição degenerativa do tendão do calcâneo (popular Tendão de Aquiles), onde, além da dor no tendão calcâneo, frequentemente há presença de dor, rigidez e perda de força na região da panturrilha. Também é comum sensação de dor no calcanhar e na sola do pé.

Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!