O que é hálux

Hálux, também conhecido popularmente como “dedão do pé”, refere-se ao primeiro dedo do pé. A região do hálux é composta por dois ossos: a falange proximal (que se conecta ao primeiro metatarso) e a falange distal (que, por sua vez, se conecta à falange proximal). Além desses, junto à articulação entre o primeiro metatarso e a falange proximal, existem dois pequenos ossos arredondados, chamados sesamoides, que aumentam o impulso e a eficiência da musculatura durante a marcha.

o-que-e-halux

Sem dúvidas, o dedão é de fundamental importância para o bom funcionamento do corpo todo. Ele é o dedo do pé que recebe a maior quantidade de carga e ajuda a manter o equilíbrio. Justamente por conta disso, o hálux é bastante suscetível a dores. Algumas das principais patologias associadas à dor no dedão são:

  • Hálux rígido: É artrose da articulação metatarsofalangeana, responsável por conectar o hálux ao pé. Essa doença provoca a perda de movimento do dedão, deixando-o rígido e dolorido.
  • Hálux valgo (joanete): Essa patologia é caracterizada pelo desvio do hálux em direção aos outros dedos e do primeiro metatarso para dentro, criando uma proeminência no lado de dentro do pé. Essa é uma condição progressiva que causa a inflamação de alguns tecidos do pé e pode gerar bastante dor e incômodos.
  • Sesamoidite: Tipo de inflamação ou incômodo em um ou nos dois ossos classificados como sesamóides.