LiveZilla Live Help

O que é tendinite de calcâneo?

Tendinite de calcâneo é uma condição degenerativa que afeta o tendão de calcâneo, antes chamado de Tendão de Aquiles. Esse tendão é responsável por fazer a transferência de força dos músculos para os ossos. Ele liga o a panturrilha ao calcâneo e é um dos responsáveis por saltos e por ficar na ponta dos pés.

Na tendinite de calcâneo o alinhamento das fibras que sustentam a força exercida sobre a região, sofrem microrrupturas e degeneração. A tendinite também pode afetar a ligação entre o tendão e o osso do calcâneo, esse tendão ficará mais espesso e o paciente apresentará dor durante a palpação.
 

Tendinite de calcâneo

Tendinite de calcâneo

PRINCIPAIS CAUSAS DA TENDINITE DE CALCÂNEO

As causas da tendinite de calcâneo 70% das vezes, estão relacionadas a prática frequente de exercícios físicos, por isso estão ligados a tração do tendão. Quando essa tensão é maior que a que o tendão pode suportar e o tempo de recuperação é menor que o necessário, acontece a lesão.

Outro fator bastante comum que pode causar esta problema é a existência de desalinhamentos nos pés, quando isso ocorre, as forças exercidas no tendão são mal distribuídas, também levando a lesões no tendão. Além destes, outros fatores podem gerar a tendinite, como:

  • O uso de calçados inadequados;
  • O aumento na intensidade ou alteração de treino;
  • Sobrepeso;
  • A falta de flexibilidade;
  • Os traumas repetitivos.
Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!