Tendinite panturrilha

A panturrilha, que está localizada na parte posterior a perna abaixo do joelho, formada pelo músculo Tríceps Sural formado por três cabeças: que são dois Gastrocnêmios e o Sóleo.

  • Gastrocnêmio: esse músculo possui inserção proximal no côndilo fêmur e inserção distal no calcâneo, e faz flexão de joelhos e flexão plantar dos tornozelos;
  • Solear: esse músculo fica profundamente aos Gastrocnêmios, tem inserção proximal em 1/3 intermédio da face medial da tíbia e cabeça da fíbula, e auxilia na flexão plantar dos tornozelos;

 

Ação do tríceps sural: flexão plantar ativa dos tornozelos.

Ação do tríceps sural: flexão plantar ativa dos tornozelos.

A tendinite da panturrilha é a inflamação na região do Tendão de Aquiles, onde se insere distalmente o Tríceps Sural, conhecida popularmente como tendinite de Aquiles ou calcâneo. Essa patologia é muito frequente em pessoas que praticam atividade física, tendo como causas principais: uso de calçados inadequados, excesso de peso, exagero ou alteração nos treinamentos físicos, pisada errada, traumas repetitivos na região do tendão e/ou calcanhar.

Na tendinite de panturrilha, os sintomas que mais incidem são: dor local, rigidez, perda muscular do músculo da panturrilha, dor em calcanhar e/ou sola do pé, diminuição ou dificuldade de realizar a flexão plantar de maneira eficaz.

O tratamento adequado é retirar o que está provocando a agressão ao tendão, além de fisioterapia analgésica local e reeducação postural, e para alinhar a pisada e a impactação incorreta, as palmilhas Pés sem Dor são eficazes.