Tornozelo varo

O tornozelo varo é caracterizado por um desvio dos calcanhares onde eles vão para dentro, gerando uma série de alterações que podem levar a dores na região.
 

Pé Cavo tem relação com a pisada supinada.

Pé Cavo tem relação com a pisada supinada.

Normalmente, vem acompanhados de uma pisada conhecida como supinada (para fora) e pés cavos, ou seja, que possuem altura do arco maior do que o normal.

Essa alteração gera uma sobrecarga além do desejado na região lateral do pé, no quinto dedo (dedinho) e na região próxima a ele, o que gera dores que podem ir de leves a intensas e, até mesmo levar a diagnósticos como joanete do quinto dedo (bunionette), entorses de tornozelo e tendinites.

Para que se inicie o tratamento, o primeiro passo é procurar um profissional especializado, como um fisioterapeuta, para que seja realizada uma avaliação minuciosa, que entre os itens, conste o teste de pisada (baropodometria).

Para corrigir o tornozelo varo e a pisada supinada, deve-se utilizar palmilhas personalizadas com o intuito de redistribuir as pressões e proporcionar apoio para o arco avantajado característico desta alteração.