LiveZilla Live Help

Diferença de membros onde fazer/resolver

A diferença de membros se dá quando existe alguma desigualdade entre os membros inferiores de um indivíduo. Esta diferença pode ser originada por diferentes causas, podendo ser: estrutural, quando é causada por ossos de tamanhos diferentes, funcional, quando existe algum desalinhamento que cause a diferença, como, por exemplo, uma escoliose (coluna em curva), ou ambiental, quando é causada pelo ambiente, como um corredor que faz sua atividade em uma rua com desnível.

Além desta classificação, a desigualdade nos membros inferiores também pode ser classificada segundo o tamanho da diferença, este tamanho têm influência sobre a gravidade da diferença. Confira a imagem abaixo:
 

Classificação da diferença de membros por tamanho.

Classificação da diferença de membros por tamanho.

O QUE FAZER PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA?

Estima-se que pelo menos metade da população possui alguma diferença entre os membros, entretanto, a maioria delas não possuem os sintomas.

Mesmo assim é importante fazer uma compensação dessa medida para evitar qualquer problema futuro. As melhores maneiras de se fazer a compensação são:

  • Fisioterapia, que auxiliará na melhora da mecânica e desalinhamentos, e na redução dos sintomas;
  • Uso de palmilhas Pés Sem Dor: A palmilha Pés Sem Dor compensará a diferença de altura com uma elevação no retropé e, consequentemente, realinhará todo o corpo e eliminará todas as dores, além de prevenir a progressão dos desalinhamentos. A compensação pode ser feita integralmente (de acordo com a diferença de membros) ou pode ser feita de forma progressiva, para que o corpo se adapte à correção.

 

Palmilha para desigualdade de membros

Palmilha para desigualdade de membros


 

Em casos mais graves, é necessária a realização de algum procedimento cirúrgico. O médico poderá fazer a ressecção óssea ou epifisiodese em casos de alterações do crescimento ou usar uma das técnicas para alongamento ósseo.