Dor em cima do pé como resolver

A parte de cima do pé é uma região muito suscetível a dores, isso é fato porque essa estrutura está localizada na parte de cima de uma região chamada de mediopé. Essa, é uma região que possui, além dos ossos e articulações, artérias, nervos, ligamentos, músculos e tendões, o que aumenta a probabilidade de possíveis complicações.

As dores nessa região estão relacionadas com hábitos inadequados, como a utilização de calçados inadequados ou a sobrecarga muscular devido a pratica intensa de atividades físicas.
 

Imagem ilustrativa mostrando a estrutura da parte de cima do pé.

Estrutura do pé

Para resolver as dores na parte de cima do pé, primeiro, o paciente deve procurar um médico especializado, que irá indicar o diagnóstico correto, bem como o tratamento apropriado.

Alguns hábitos também devem ser evitados, como o uso de calçados inadequados e o repouso (para casos em que as dores são provenientes de excesso de prática de exercícios físicos de alta intensidade).

Além destas dicas seguem outras recomendações:

  • Fisioterpia: a realização da fisioterapia auxilia no controle do processo inflamatório. Através de técnicas de analgesia, eletroterapia, cinesioterapia, terapias manuais, a fisioterapia também promove a redução do quadro álgico e melhora da funcionalidade das estruturas comprometidas;
  • Alongar-se: fazer alongamentos nas pernas e nos pés pode melhorar a flexibilidade das articulações, fortalecer os músculos e diminuir os problemas causados por estresse e outras patologias;
  • Controle de atividades físicas: realizar exercícios e atividades físicas é sempre bom para a saúde de forma geral, mas, muitas vezes, o esforço excessivo pode prejudicar e causar dor no dorso, por isso é preciso limitar o tempo e quantidade de atividades;
  • Uso de palmilhas Pés Sem Dor: as palmilhas Pés Sem Dor ajudam bastante na melhora da dor no dorso, e mesmo para evitá-la posteriormente. Tem funções claras de realinhamento e suporte do pé, auxiliando na reeducação da marcha e corrigindo eventuais alterações da pisada.