LiveZilla Live Help

Dor no joelho onde resolver

O joelho é uma articulação muito estável e exerce uma função muito importante para o nosso corpo. Ele é a maior articulação do corpo humano, sendo formada pelos ossos (tíbia, patela e fêmur), ligamentos, meniscos e músculos.

Basicamente, o joelho funciona da seguinte maneira: o fêmur possui uma depressão, chamada de sulco troclear, na qual a patela desliza, transmitindo e alavancando o impulso e a força dos músculos durante a movimentação. Essa atividade ocorre diversas vezes ao decorrer do dia e, para proteger os joelhos das sobrecargas e auxiliar na estabilização da articulação, os meniscos e os ligamentos têm papel fundamental, pois contribuem para uma melhor absorção dos impactos e para maior estabilidade do joelho, diminuindo a chance de problemas.

As lesões no joelho, normalmente estão ligadas à prática esportiva. Por isso é bem comum o aparecimento de vários tipos de lesões.
 

Imagem mostrando uma pessoa alegando dores no joelho.

Dor no joelho.

COMO RESOLVER AS DORES NO JOELHO

Como o joelho compõe uma estrutura muito complexa, as causas das dores podem variar muito. Por isso é importante consultar um médico especialista, para o próprio indicar o tratamento adequado para resolver o problema.

De qualquer forma, algumas medidas podem ser tomadas, a fim de aliviar ou até mesmo resolver as dores, veja abaixo:

  • Avaliar se há algum tipo de desalinhamento do joelho. Isso pode ser feito em casa, basta olhar-se no espelho, e tentar encostar os tornozelos e os joelhos. Se somente os tornozelos se encostam e os joelhos ficam afastados, os seus joelhos são varos; se apenas os joelhos se tocarem e os tornozelos ficarem separados, os seus joelhos são valgos;
  • Perder peso (pessoas com sobrepeso) para diminuir a sobrecarga no joelho;
  • Evitar ficar longos períodos sentado numa mesma posição;
  • Aplicar gelo no joelho por 15 a 20 minutos pode aliviar o inchaço e as dores;
  • Diminuir a intensidade dos exercícios físicos;
  • Remédios prescritos por médicos podem ajudar no controle dos sintomas;
  • Buscar ajuda de um especialista para orientação de exercícios;
  • Usar palmilhas Pés Sem Dor.