LiveZilla Live Help

Esporão de calcâneo onde fazer/resolver

O esporão de calcâneo se da pela formação de uma espícula óssea na região do osso do calcanhar (calcâneo). Isso acontece devido a uma resposta do corpo a tração exacerbada da fáscia do calcâneo, ao qual o organismo passa a depositar cálcio na região.

Estima-se que, dentro da população, uma em cada dez pessoas apresenta essa patologia, porém apenas 5% dos mesmos apresentam os sintomas. Isso mostra que o esporão, na maioria das vezes, não é a causa da dor. Ela pode vir de uma doença vascular, nervosa, reumática ou da inflamação que o esporão causa nos tecidos adjacentes, como a fáscia por exemplo.
 

Esporão de calcâneo

Esporão de calcâneo

COMO TRATAR E PREVENIR O ESPORÃO DE CALCÂNEO

Existem algumas maneiras de prevenir o aparecimento do esporão de calcâneo, tais como:

  • Reduzir a carga de exercícios e atividades de alto impacto;
  • Perder peso para diminuir a sobrecarrega do sistema musculoesquelético;
  • Fazer fisioterapia, que auxiliará na redução dos sintomas com exercícios específicos e aparelhos (ultrassom, laser e ondas de choque);

Caso o indivíduo já apresente os sinais e sintomas do esporão, é necessário que o mesmo realize os tratamentos próprios para tal problema, vale lembrar que em alguns casos tais procedimentos não funcionam na resolução do problema, desta forma é necessário a realização de cirurgia.

Veja os principais tratamentos:

  • Usar órteses noturnas : A órtese atua como um suporte adicional aos ligamentos e músculos do tornozelo, ajudando a melhorar a estabilidade da articulação.
  • Palmilhas Pés Sem Dor: Redistribui a pressão plantar, tratando a causa do esporão e diminuindo a inflamação por meio de uma elevação na parte posterior, jogando o peso da pessoa para frente e suportando o arco plantar. Além disso, a palmilha promove amortecimento e melhor acomodação sob o osso calcâneo, proporcionando conforto.
Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!