Osteocondrite como resolver

Osteocondrite é uma patologia que pode afetar qualquer articulação do corpo humano, na verdade ela atinge a cartilagem de crescimento, responsável por proteger a articulação do atrito entre os ossos.

Essa patologia é mais frequente em crianças e adolescentes, isto porque nessas fases da vida o sistema esquelético está em processo de desenvolvimento.

As origens desta doença ainda são pouco conhecidas, mas normalmente a cartilagem pode ser afetada por uma tração exagerada no local ou até traumas.

A lesão na cartilagem pode causar o desenvolvimento de uma proeminência na região acometida. Em casos extremos, pode haver o desprendimento de partes da cartilagem e a migração para o lado de dentro da articulação (corpos livres), levando à ocorrência de dores e limitação de movimento.
 

Imagem ilustrativa representando a lesão na cartilagem do joelho causada pela osteocondrite.

Lesão na cartilagem de crescimento do joelho.

Como dito anteriormente, a osteocondrite pode afetar qualquer articulação do corpo humano, e para cada local a doença recebe um nome diferente.

O tratamento varia de acordo com o estágio de fragmentação do osso, a dimensão da fratura e o grau de dor do paciente, e algumas medidas podem ser indicadas pelo médico, como:

  • Redução de carga na área (com possível uso de muletas);
  • Diminuição da prática de atividades físicas e/ou de alto impacto;
  • Possível imobilização temporária da região;
  • Medicação;
  • Uso de palmilhas Pés Sem Dor;
  • Cirurgias somente serão indicadas em casos onde o tratamento conservador não surtir efeitos.