Palmilhas para calçados

Os calçados vendidos no Brasil não são produzidos sob medida e sim feitos por numerações e em grande quantidade. Entretanto, milhares de pessoas não têm um pé igual o outro: as medidas, tanto do comprimento quanto da largura, são diferentes. Por disso, muitas vezes ao comprar algum calçado, sentem um dos pés mais apertado que o outro.
 

Calçados vendidos no Brasil não são feitos sob medida.

Calçados vendidos no Brasil não são feitos sob medida.

Há muitos calçados cujas palmilhas têm preenchimento com mais volume ou possuem amortecedores, a fim de proporcionar conforto. Há tênis que, além desses mecanismos, tentam corrigir o tipo de pisada, vendendo tênis para pisada pronada ou supinada.

Mas será que esses mecanismos que as empresas de calçados realizam conseguem suprir a real necessidade dos pés?

Primeiramente, é importante entender qual é a necessidade dos pés e o que está gerando esse desconforto.

Geralmente, o desconforto vem de alterações de pressões, mau funcionamento de estruturas que compõe os pés, calçados inapropriados que apertam e diminuem a mobilidade das articulações dos pés ou que alteram a descarga de pressão plantar.

Como os calçados são produzidos em escala a partir de uma forma, é muito difícil que o mesmo consiga atuar diretamente na causa do desconforto ou dor. Sendo assim, há palmilhas sob medidas que, a partir de uma avaliação minuciosa que consegue detectar a causa da dor, aliviam os sintomas e tornam possível usar calçados com conforto.