LiveZilla Live Help

Pisada supinada

A supinação ou pisada supinada, refere-se a um tipo de pisada em que o pé se movimenta “para fora” ao andar. Essa variação ocorre de maneira natural e pode ser fruto de desalinhamentos no tornozelo ou no joelho.

Nessa condição, a distribuição das pressões no pé sofrem uma alteração, e a carga destinada aos metatarsos/dedão vai para a parte lateral do pé, causando muitas dores ao indivíduo.
 

Imagem ilustrativa comparando a pisada neutra com a supinada.

Pisada neutra e supinada.

A dor é o principal sintoma deste problema, entretanto, essa condição (quando excessiva) pode levar a outros diagnósticos, como:

    Bunionette: É o joanete do quinto metatarso e ocorre devido ao excesso de carga contínua aplicada na lateral do pé.
    Calos: São espessamentos da pele que se formam para proteger as camadas internas do corpo. Formam-se a partir dos pontos de pressão aplicados no pé.
    Entorses de tornozelo: Por causa da supinação, o tornozelo fica muito mais suscetível a entorses em inversão, quando o pé vira para fora.
    Tendinites fibulares: Os tendões fibulares são estruturas responsáveis por estabilizar, principalmente da parte de fora, e dar equilíbrio ao tornozelo. A pisada supinada pode sobrecarregar esses tendões e começar a gerar dor.