GARANTIMOS A SUA SATISFAÇÃO OU O SEU DINHEIRO DE VOLTA!

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

 

Selecione o problema:

O que é Tendinite do Calcâneo?

- causas
- tratamento


Tendinite do calcâneo é a inflamação e/ou degeneração do tendão de Aquiles. O tendão de Aquiles é o grande tendão localizado na parte de trás da perna que se conecta ao calcanhar. A dor causada pela tendinite do calcâneo pode se desenvolver gradualmente e sem ocorrência de trauma. A dor pode ser uma dor aguda ou dor em queimação. A tendinite do calcâneo deve ser tratada, pois há risco de enfraquecimento e consequente rompimento do tendão. 

A tendinite do calcâneo é agravada por atividades repetitivas que distendem o tendão, causando inflamação. Em alguns casos, até mesmo manter-se em pé por períodos prolongados pode levar a sintomas da tendinite. A tendinite do calcâneo é um problema comum encontrado em atletas, principalmente em corredores de longa distância. É uma lesão de difícil tratamento em atletas devido ao alto nível de atividade e à relutância em parar ou abrandar seus exercícios. 

Indivíduos que sofrem de tendinite do calcâneo queixam-se que seus primeiros passos ao se levantar da cama pela manhã são extremamente doloridos. Outra queixa comum é a dor que sentem ao andar após um longo período sentados. A dor geralmente diminui com a atividade.

Causa:

Há vários fatores que podem causar tendinite do calcâneo. A causa mais comum é a pronação do pé. Durante a caminhada, ocorre a pronação, e, consequentemente, a queda do arco devido à sobrecarga de peso. Isso gera um aumento de tensão no tendão de Aquiles. 

Outros fatores que levam à tendinite do calcâneo são a escolha de calçados impróprios, alongamento inadequado antes da prática de atletismo, um tendão calcâneo curto, trauma direto (lesão) no tendão, ou uma deformidade do osso do calcanhar. Tratamento e Prevenção: 

Os atletas, especialmente os corredores, devem adotar um programa completo de alongamento e aquecimento dos músculos. Deve-se diminuir a distância da caminhada ou corrida, aplicar gelo após a atividade e evitar qualquer trecho inclinado. Os atletas devem usar palmilhas ou um apoio para o calcanhar. 

palmilha deve ser feita com materiais macios para absorção de choques. A palmilha ortopédica é utilizada para controlar a pronação, apoiar o arco longitudinal e reduzir a tensão no tendão calcâneo.

Se o problema persistir, consulte seu médico.

Pés sem Dor Ltda
Alameda Ribeirão Preto, 130 - 11º Andar - Sala 111
Bela Vista - 01331-000 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3373-8180
* Garantimos a sua satisfação ou devolveremos o seu dinheiro