Dor na canela queimação

A canela ou “tíbia” é conhecida como o osso mais espesso e longo da perna. Como todos os ossos, ele é envolvido por uma estrutura fibrosa e inervada chamada de periósteo, responsável pela proteção e nutrição do osso, podendo ajudar também como um ponto de fixação para os músculos.

As dores localizadas na região da canela, normalmente são sentidas na parte da frente da perna, elas podem ocorrer tanto em repouso como durante a prática de exercícios físicos. Tais dores são bem frequentes em atletas, principalmente para aqueles que praticam corridas.
 

Imagem ilustrativa mostrando a área de dor relativa a canelite.

Área de dor da tibialgia.

Os diagnósticos para dor na canela podem variar muito, eles vão depender da causa do problema. Entretanto, o sintoma de queimação pode aparecer quando o diagnóstico indica canelite, também conhecida como periostite da tíbia e/ou Síndrome do Estresse Tibial Medial.

Essa patologia é definida como uma lesão que acontece por excesso de carga nas pernas, nessa condição gera-se uma inflamação no local, mais precisamente, nas estruturas ao redor da tíbia que não suportam a carga imposta.

Além da inflamação, é comum o paciente sentir dores no local, além de limitação nos movimentos, sensibilidade à palpação, e como já citada anteriormente, uma sensação de queimação na região.