LiveZilla Live Help

Dedão do pé

O dedão do pé também chamado de Hálux é uma parte muito importante do pé, pois é ele que proporciona o equilíbrio e dá o impulso necessário para passar para o outro passo.
 

Dor no dedão (Hálux)

Dor no dedão (Hálux)

O dedão do pé é constituído de 2 articulações e 3 ossos: uma articulação interfalangeana e uma metatarsofalangeana. Além disso, temos vários tendões passando nestas articulações, que são responsáveis por proporcionar o movimento de dobrar e esticar o dedão.

O dedão é o dedo mais resistente do pé, mesmo assim, algumas situações podem causar dor, inflamação e diminuição da função do dedão.

As causas mais comuns são:

  • Aumento da pressão local: o dedão do pé só aguenta uma pressão de 220 kpascoal;
  • Pronação excessiva. Há três formas de pisada: pronada, neura e supinada. Quando o indivíduo realiza uma pronação, a pressão na região do dedão aumenta;
  • Calçados: muitas pessoas cometem o erro de usar calçados muito justos no pé ou, até mesmo apertados, diminuindo a nutrição do dedão do pé e causando inflamação local.

Essas alterações geram aumento da pressão local causando inflamação. A inflamação é caracterizada por calor, rubor e dor local.

É possível aliviar os sintomas e atuar na causa da inflamação utilizando palmilhas sob medida Pés Sem Dor.