O joelho é uma das articulações mais importantes do nosso corpo. Ela está relacionada a diversas estruturas e seu funcionamento depende de ligamentos (fundamentais para evitar a rotação excessiva), meniscos (que servem de suporte e aumentam a congruência entre a tíbia e o fêmur e auxiliam na diminuição dos impactos entre esses ossos) e dos músculos (estes ajudam na movimentação e na estabilização do sistema locomotor em posições estáticas ou dinâmicas, como ficar em pé ou correr).
Por estar relacionada a tantas estruturas é normal que o joelho seja um motivo de dores com frequência. A dor no lado de fora do joelho é bem comum em corredores, devido a pratica constante de exercícios físicos de alto impacto que essas pessoas estão acostumadas.
Dor no joelho.
O diagnóstico mais comum para a dor no lado de fora do pé está relacionada à Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial (SABI), que é a 2ª lesão de joelho mais comum em atletas e representa 15% do total de casos.
Entretanto este é apenas um de diversos diagnósticos possíveis para a dor nessa região do joelho. Por isso, é muito importante procurar um médico especialista no assunto para indicar o diagnóstico correto, bem como o tratamento adequado.
Entre os outros diagnósticos possíveis estão: desalinhamento no joelho (em valgo ou em varo), lesão de menisco, lesão ligamentar, artrite, artrose, tendinite do compartimento lateral.