LiveZilla Live Help

Dor na ponta dos dedos dos pés

A dor nas pontas dos dedos dos pés ocorre, geralmente, por sobrecarga nos dedos dos pés. Durante o cotidiano, utilizamos calçados e realizamos pisadas que podem ocasionar o desequilíbrio das pressões nos dedos dos pés, sobrecarregando-os e gerando dor e inflamação.

Para entender melhor como ocorrem esses mecanismos, é necessário entender um pouco mais sobre os pés.
 

Dor nos dedos

Dor nos dedos

Os pés são subdivididos em 3 partes, cada parte tem a sua função e uma pressão determinada que consegue suportar, temos:

  • Retropé: região posterior do pé onde temos um osso muito resistente chamado calcâneo, esta região é responsável por receber o primeiro impacto no chão;
  • Mediopé: região do meio do pé onde esta situado o arco medial longitudinal plantar, estrutura muito importante para funcionamento do pé, pois ele amortece o impacto e distribui as pressões de uma forma fisiológica para não gerar nenhuma alteração e inflamação no pé;
  • Antepé: região onde estão situados os dedos dos pés. Temos 5 dedos: o primeiro dedo chamado de dedão ou hálux tem uma função diferenciada dos outros dedos, que é proporcionar impulso para passar para o outro passo. Já os outros dedos atuam proporcionando equilíbrio para o corpo. Porém, o uso de calçados inadequados, que apertam os dedos, prejudicam o seu funcionamento e promovem alteração na forma física, formando dedos em martelo ou em garra.