Dor nos ossos do pé

Os pés são compostos por vários ossos, músculos, veias, artérias, nervos, cartilagens, ligamentos e coxins adiposos. Os pés têm funções muito importantes para as atividades de vida diária, locomoção e interferem no alinhamento das outras estruturas corpóreas, como tornozelos e joelhos.
 

Dor no pé

Dor no pé

O pé é dividido em 3 regiões e cada uma tem a sua função:

  • Temos o Retropé, que é a região do osso calcanhar e Talus. Esta região tem a função de receber o primeiro impacto com o solo;
  • Temos o mediopé, que é a região onde está o arco medial plantar, a sua função é amortecer o impacto e distribuir as pressões na sola do pé;
  • Temos o antepé, que é a região onde temos os ossos metatarsos e os dedos, a sua função é proporcionar equilíbrio e dar o impulso para realizar o outro passo.

As regiões do pé são unidas por tendões e por músculos resistentes, porém, há fatores que prejudicam o bem estar e o seu funcionamento causando inflamação e dor nos ossos do pé, por exemplo: aumento de peso corporal; desalinhamento da pisada, uso inapropriado de calçados que comprimem as regiões dos pés; doenças ortopédicas como fascite plantar, esporão de calcâneo, alteração na altura do arco plantar medial, entre outros.

É possível obter mais conforto e solução da causa da dor nos ossos do pé como o uso contínuo de palmilhas sob medida Pés Sem Dor.