Dores no calcanhar

As dores no calcanhar podem ter causas multifatoriais, dentre elas o uso excessivo da região, traumas diretos, desalinhamento dos pés e da pisada, calçados inadequados e calosidades.
O osso calcâneo, juntamente com outras estruturas, é o principal componente do calcanhar. Este osso é muito resistente, pois é ele quem precisa suportar a grande descarga de peso do corpo sobre os pés. As dores no calcanhar, muitas vezes são sentidas em outras partes próximas à região, como tornozelos e sola dos pés.

Dores no calcanhar

Dores no calcanhar

As causas da dor no calcanhar, em geral, são alteração biomecânica das articulações dos membros inferiores, traumas e calçados inadequados.
As sobrecargas mecânicas decorrem, principalmente, do desalinhamento da articulação sub-talar: pronação e supinação. Traumas causados por acidentes podem gerar fissuras ou fraturas no osso calcâneo. Já o trauma repetitivo e o uso de calçados inadequados, especialmente os com solados mais duros, favorecem a formação de osteófitos (esporão de calcâneo). Outro diagnóstico diferencial para dor no calcanhar é a fascite plantar, que nada mais é do que a inflamação da aponeurose plantar (um tipo de tecido localizado sobre o músculo).
O tratamento conservador consiste na imobilização da local nos casos de fraturas e para as sobrecargas no osso calcâneo, recomenda-se o uso das palmilhas da Pés Sem Dor, que corrigem o desalinhamento e a sobrecarga na região.