Dores no osso do pé

As dores na região dos pés podem ser causadas por diversos fatores e atingir diversas estruturas do pé, dentre elas as dores relacionadas com os ossos do pé. Geralmente o ser humano possui 26 ossos no pé, podendo variar por causa dos ossos sesamóides. Por isso, uma avaliação detalhada deve ser feita para se descobrir qual osso do pé está causando as dores.
 

Posicionamento anatômico dos ossos dos pés.

Posicionamento anatômico dos ossos dos pés.

Os ossos do pé funcionam como nossa base para toda nossa estrutura corporal, e a partir do momento que sentimos dores em algum osso, nosso corpo tenta não sobrecarregar a região específica do pé que está esse osso, fazendo com que mudemos a maneira de caminhar, podendo gerar outras dores.

As principais causas para dores específicas em um osso do pé são fraturas causadas por acidentes, impactos repetitivos nos pés, calçados inadequados para o tipo de atividade, muito tempo em pé e a pressão elevada no pé durante a caminhada ou a corrida.

Por esses motivos, é importante realizar uma avaliação das dores, para constatar o osso que está afetado, e ser feito o exame de baropodometria que fornecerá informações importantes das causas do seu problema e o tratamento específico dele.