LiveZilla Live Help

Hálux rígido região

O hálux rígido é o nome dado a um tipo de artrose que acomete o pé, mais especificamente, a articulação metatarsofalangeana, responsável por ligar o dedão (hálux) ao pé.

Essa patologia é o tipo mais comum de artrose na região do pé. Quando falamos em artrose, estamos dissertando sobre desgaste na cartilagem, isso é bem comum de acontecer conforme a idade avança.

Isso explica o fato de que os sintomas dessa patologia comumente aparecem a partir dos 50 anos de idade (geralmente nos dois pés). Entretanto, outras causas podem estar relacionadas, como: antecedentes familiares, traumas e atividades físicas muito intensas durante a vida.
 

Ilustração do hálux rígido.

Hálux rígido.

O nome hálux rígido se refere ao principal sintoma da patologia, a rigidez na articulação, que por sua vez está localizada na região do dedão (hálux).

Explicando melhor: com a evolução da doença, as dores aumentam e o movimento diminui gradativamente, podendo chegar ao bloqueio do movimento do dedão.

O hálux rígido é classificado por estágios, seu tratamento é conservador e pode auxiliar em qualquer grau, porém, em alguns casos, quando os tratamentos não atingem o resultado obtido, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.