Metatarso

Nossos pés são divididos em três partes básicas: tarso, metatarso e falanges. Os metatarsos são cinco ossos longos localizados na região anterior aos dedos e que possuem a função de estabilizar e oferecer suporte ao pé, principalmente durante o ato de caminhar.

O metatarso faz articulação com as falanges (dedos) e com os ossos do tarso (composto pelo osso cuboide e ossos cuneiformes).


Metatarso

Metatarso

DOR NO METATARSO

A dor no metatarso, ou metatarsalgia, geralmente é causada por conta de uma sobrecarga excessiva nas cabeças dos metatarsos, provocando dores localizadas na região da ponta do pé, inchaço e vermelhidão local, além do surgimento de calosidades, devido ao aumento de pressões na região.

Para tratar e prevenir a dor no metatarso de forma eficaz é fundamental uma reeducação dos hábitos que possam estar ligados à causa do problema. No caso das mulheres, um dos grandes vilões é o uso de salto alto, portanto, esse tipo de calçado deve ser evitado. Outro fator importante a ser considerado é a diminuição da sobrecarga sofrida pelos pés, seja por conta de treinos muito intensos ou por conta de um excesso de peso que esteja prejudicando o organismo.

A fisioterapia, bem como o uso de palmilhas sob medida também são fortes aliados contra a metatarsalgia.