LiveZilla Live Help

Parte interna do pé

A anatomia do pé possui direta influência na biomecânica da marcha, ou seja, influencia na maneira de caminhar e correr. Uma região importante de ser explicada é a parte interna do pé.
 

Dor na parte interna do pé.

Dor na parte interna do pé.

A parte interna do pé é responsável por formar o arco longitudinal do pé, que caracteriza o tipo de pé dependendo do seu tamanho: cavo, plano ou normal.

Essa região é composta por músculos, ossos, ligamentos e fáscia plantar. Todas as estruturas são importantes e, independentemente qual seja o problema, pode causar perda do equilíbrio, dores para caminhar, dores ao acordar e torções de tornozelo.

As estruturas que podem ser encontradas nessa região são o músculo flexor longo e curto do hálux, o osso cuneiforme medial, o primeiro metatarso e o navicular, além de ligamentos e a aponeurose plantar. Os diferentes tipos de pé e tipo de pisada podem alterar o posicionamento anatômico dessas estruturas, além de sobrecarregá-las, ou seja, a anatomia de cada um influencia a biomecânica de todo pé, tornozelo, joelho e quadril.

Caso apareçam dores ou incômodos na região, é necessária uma avaliação minuciosa para descobrir quais estruturas estão afetadas.